Imazon coloca Manaus como sétima pior capital do país em qualidade de vida

Manaus é a sétima pior capital do país em qualidade de vida. É o que revela o Índice de Progresso Social (IPS Brasil) que avalia o bem-estar da população com base em indicadores sociais e ambientais.

Conforme o relatório, divulgado na última quinta-feira (29) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Manaus teve uma pontuação de 63,19.

Os dados do IPS apontam que os principais desafios da cidade estão relacionados a necessidades humanas básicas, entre elas: déficit de iluminação elétrica adequada nos domicílios; altas taxas de mortalidade por causas evitáveis, especialmente pela baixa resolutividade na atenção primária à saúde; violência urbana, com destaque para os elevados índices de homicídios entre jovens.

Manaus também apresenta problemas como: qualidade insatisfatória da educação básica, refletida no desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); alta distorção idade-série no ensino médio, indicando que muitos alunos estão fora da série escolar adequada para sua faixa etária.

Entre as capitais da Região Norte, Manaus ocupa a terceira colocação, atrás de Palmas (TO) e Boa Vista (RR) e aparece à frente de Belém (PA), Rio Branco (AC), Macapá (AP) e Porto Velho (RO), que teve a pior colocação entre as 27 capitais brasileiras.

As capitais mais bem avaliadas foram, respectivamente, Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress