Em menos de um mês Manaus pode ficar isolada por causa da seca que atinge a região. O Governo Federal prevê que, dentro de 22 dias, a estiagem deve baixar o nível dos rios tornando impossível o transporte de mercadorias por via fluvial até a capital.
A situação foi discutida entre técnicos nessa segunda-feira, 2, no Palácio do Planalto.
Segundo apuração do Broadcast Político, serviço de informação online do Grupo Estado, na reunião foi apresentada uma projeção de que esse nível pode ser atingido em pouco tempo.
A principal preocupação é com a estocagem de combustíveis – outros itens essenciais, mas menos volumosos, como remédios, poderiam ser transportados de avião em caso de emergência.
Uma possibilidade seria levar combustíveis até Itacoatiara, que fica mais próxima da foz do Amazonas e tem acesso à Manaus por via terrestre.
O trajeto do mar até a cidade pelo rio teria menos chances de ficar comprometido do que até a capital do Estado.
Também há a preocupação com a atividade dos chamados “piratas dos rios” na região. Segundo o governo, um aumento no movimento de cargas no local poderia chamar a atenção dos criminosos.
Além disso, foi discutida a situação de navegabilidade de outros rios da Amazônia, como o Madeira. O nível da água em alguns locais está tão baixo que, na avaliação de fontes ouvidas pela reportagem do Broadcast Político, nem dragagens seriam suficientes para normalizar o tráfego.
Da redação.