A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anuncia 10 milhões de reais em investimentos destinado para a construção do novo Herbário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI);

O espaço acumula uma das maiores coleções de plantas da Amazônia.

O anúncio ocorreu durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém, no Pará.

O recurso para o projeto do herbário faz parte de uma negociação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O recurso será destinado a um projeto sob encomenda que busca a construção de um novo espaço para abrigar o acervo do herbário do Inpa, que hoje ocupa um dos prédios mais antigos do campus do Instituto.

As condições precárias do espaço atualmente foram alvo de uma reportagem da BandNews Difusora em outubro do ano passado.

O herbário possui risco de incêndio e sofre com o quadro de pessoal para zelar pelo espaço.

Atualmente, quase 300 mil espécimes estão depositadas no Herbário (plantas e fungos), a maior coleta de espécimes vegetais para a Amazônia brasileira e o quinto maior Herbário do Brasil.

Da redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *