Uma comitiva do consulado dos Estados Unidos se reuniu com o Governo do Amazonas para discutir a instalação de um escritório da embaixada no Amazonas.
O encontro ocorreu nessa quarta-feira com o Governador do Estado Wilson Lima.
Em maio deste ano, Wilson Lima solicitou apoio de cinco congressistas americanos para a instalação de um posto da embaixada dos Estados Unidos em Manaus.
As agendas aconteceram no Capitólio, edifício que abriga o Senado e a Câmara, em Washington D.C.
O governador reforça que a instalação de um consulado americano em Manaus é estratégico para emissão de vistos e, também, para apoiar turistas norte-americanos que desembarcam na capital.
Na reunião, o governador recebeu o primeiro-secretário Alexandre Gupman, a cônsul dos Estados Unidos e chefe do Serviço de Atendimento ao Cidadão Americano, Marisa Ferguson, e o cônsul e chefe da Seção Consular em Brasília, Antonio Agnone.
Na ocasião, Wilson Lima destacou alguns pontos para que haja a emissão de vistos na capital do Amazonas, incluindo a ausência de um posto na região Norte.
Hoje, o serviço é oferecido pela embaixada em Brasília (DF) ou nos quatro consulados localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), de janeiro a setembro de 2024, o Amazonas recebeu mais de 12 mil turistas norte-americanos, o principal país emissor e o equivalente a 28% da movimentação de estrangeiros.
Em seguida constam turistas da Colômbia, Canadá, Reino Unido e Alemanha.
Da redação.