O Governo do Amazonas devolve à Prefeitura de Lábrea a administração do Hospital Regional da cidade. A informação foi divulgada nessa segunda-feira, 11.
O governador Wilson Lima (UB) tinha adiantado a BandNews Difusora FM no final de janeiro que iria romper o contrato com a Organização Social de Saúde (OSS) que administrava a unidade.
A secretária executiva Adjunta do Interior (Seai), Rita Almeida, que representou a SES no ato de transferência do hospital, esclareceu que a gestão da unidade passou a ser do Estado, por conta de um mandado judicial e, após a solicitação do atual prefeito, retornou para o município.
Em 2024, a unidade de saúde gerida pela OSS foi alvo de diversas denúncias, incluindo atraso de salários, falta de medicamentos e insumos. A unidade de saúde é estratégica e atende à demanda espontânea de toda população da Calha do Purus.
Na época o Ministério Publico do Amazonas (MPAM) abriu procedimento administrativo para investigar e acompanhar a prestação de serviços na unidade.
Atualmente outros hospitais do Amazonas são geridos por organizações sociais de saúde. É o caso do Hospital Delphina Aziz e do Hospital 28 de agosto, que integra o Complexo Sul.
Da redação.