Governo do AM avalia rescindir contrato com OSS que administra Hospital Regional de Lábrea, diz Wilson Lima

Por Ricardo Chaves

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), não descarta a possibilidade de rescindir o contrato com a Organização Social de Saúde (OSS) que administra o Hospital Regional de Lábrea. A declaração foi dada nesta segunda-feira, 6, em resposta a questionamento da BandNews Difusora sobre a eficácia do modelo de gestão.

A unidade de saúde, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e gerida por uma OSS, foi alvo de diversas denúncias ao longo do ano passado, incluindo atraso de salários, falta de medicamentos e insumos.

De acordo com Wilson Lima, uma equipe do governo está em Lábrea avaliando se a empresa está cumprindo as metas previstas no contrato de concessão:

 

Enquanto a unidade localizada no Sul do Amazonas enfrenta questionamentos, o Hospital Delphina Aziz, que fica na zona Norte de Manaus, tem sido usado pelo governo como exemplo do êxito do modelo de gestão. Em 2024, o hospital foi reconhecido com prêmios de excelência na administração.

Nesta segunda-feira, o governador apresentou dados sobre os atendimentos realizados no Complexo Hospitalar Sul, que engloba o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e a Maternidade Dona Lindu, após um mês de concessão da gestão das unidades.

Wilson Lima também informou que, entre dezembro e janeiro, 639 novos profissionais foram contratados para o complexo. Sobre os trabalhadores das cooperativas que anteriormente prestavam serviços nessas unidades, o governador afirmou que a orientação foi para que fossem recontratados:

 

Durante a coletiva, o governador abordou a situação financeira do estado, destacando esforços para resolver problemas de pagamentos acumulados desde 2016. Ele explicou que a maioria das empresas afetadas enfrenta processos indenizatórios relacionados a um modelo de contratação precário, já descontinuado pelo governo:

 

Wilson Lima também anunciou metas: a realização de transplantes de fígado no Complexo Hospitalar Sul até o final do primeiro semestre de 2025 e a entrega do primeiro hospital veterinário do Amazonas até o final deste ano.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress