Gastos com material escolar desafiam orçamento familiar no AM; confira dicas para economizar

 

Por Cindy Lopes

 

Com a chegada do ano letivo de 2025, os pais se deparam com um desafio recorrente: a compra de materiais escolares.

Esse momento se tornou uma preocupação crescente devido ao aumento nos preços e ao impacto significativo no orçamento das famílias.

Em um cenário de inflação e despesas acumuladas de fim de ano, encontrar estratégias para economizar se tornou uma prioridade para muitos.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro indica que os gastos com material escolar das famílias brasileiras tiveram aumento de 43,7% nos últimos quatro anos, saindo de 34,3 bilhões de reais em 2021 para R$ 49,3 bilhões em 2024.

Diante do aumento nos custos, muitas famílias buscam alternativas para economizar.

Renata Gama, mãe da Maria Alice, conta que ainda não comprou o material da filha. Ela relata que sempre pesquisa em várias lojas e compra de acordo com os preços.

 

Essa abordagem é eficaz, considerando que a variação de preços entre lojas pode ultrapassar 200%, especialmente para itens personalizados com personagens populares, conforme aponta a economista Denise Kassama.

 

Denise Kassama destaca a importância de pesquisar antes de comprar e dá outras dicas para que os gastos não pesem tanto no bolso:

 

Outro ponto importante para os consumidores é a atenção aos itens solicitados pelas escolas.

Segundo o diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, itens de uso coletivo, como copos descartáveis ou papel higiênico, não podem ser cobrados nas listas de materiais, salvo em casos justificados por atividades pedagógicas.

 

Com o início do ano letivo, os consumidores devem estar atentos a todas as opções para economizar, desde pesquisar preços até reaproveitar materiais.

Além disso, é fundamental conhecer os direitos garantidos pelo Procon para evitar gastos desnecessários e abusivos.

Segundo o Procon, mais de 60 itens não podem ser solicitados sem justificativa pelas escolas. Entre eles estão:

Algodão; Balões; Bastão de Cola-Quente; Cartolina em Geral; Cola em Geral; EVA; Feltro; Fita Durex em Geral; Glitter; Isopor; Massa de Modelar; Palitos de Churrasco, Dente e Picolé; Tintas em geral; e TNT.

Pais e responsáveis podem buscar auxílio do Procon Amazonas pelo site www.procon.am.gov.br ou consumidor.gov.

Pela Central de Atendimento – 0800 092 1512/ 3215-4009 ou através de correio eletrônico fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress