A frente fria que avança por todo o país chega a municípios do sul do Amazonas nesta quinta-feira (29) e coloca 18 municípios em “alerta laranja de declínio de temperatura em grau de perigo”.
O alerta é do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e prevê queda superior a cinco graus nos termômetros nas próximas 24 horas.
Em Boca do Acre, os termômetros marcaram 19 graus; em Humaitá, 20. As duas cidades registraram cerca de cinco graus abaixo da média, segundo o Inmet.
O alerta é válido até esta sexta-feira (30) e aponta risco à saúde.
Os municípios que constam no alerta são: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, São Paulo de Olivença e Tapauá.
Os municípios de Apuí, Lábrea e Manicoré também sentiram os efeitos da frente fria.
A queda brusca das temperaturas é consequência de uma massa intensa de ar frio que veio do sul do país em direção à região Norte, especificamente para os estados do Acre, Rondônia, e também o sul e sudoeste do Amazonas. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também foram afetados.
Da redação.