Após apagão que durou toda a manhã desta terça-feira (15), o fornecimento de energia elétrica no Amazonas foi normalizado por volta das 13h31. A informação é da concessionária Amazonas Energia.
A empresa divulgou no início da tarde que a situação havia sido completamente normalizada no estado com a regularização do abastecimento na cidade de Parintins. Antes, o serviço foi reestabelecido em Manaus, Itacoatiara, Macanacapuru e Iranduba, que também foram afetados pelo apagão
Apagão causa transtornos desde o início da manhã
Seis dos sete estados da região Norte sofreram com o apagão de energia registrado na manhã desta terça-feira.
Na capital Manaus, no Amazonas, a energia começou a ser normalizada por volta de meio-dia após cerca de 6 horas do blecaute. Outras cidades do interior do estado também tiveram o serviço retomado.
Nos hospitais da cidade, o atendimento foi mantido com o uso de Geradores de energia, de acordo com a secretaria de saúde.
Durante o transtorno, escolas tiveram que liberar alunos por causa do calor que marca 31 graus nesta terça-feira. O trânsito também teve situação caótica devido ao desligamento de semáforos.
Os comerciantes e empresários também registram prejuízos. Uma empresa resolveu distribuir picolés para não causar desperdício dos produtos.
Além disso, o abastecimento de água foi totalmente afetado e ainda tem reflexos de ausência do abastecimento em alguns bairros assim também como a energia.
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) ainda não se manifestou sobre os prejuízos para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.
Roraima foi o único estado do país que não foi afetado com o incidente por não ser abastecido pelo sistema interligado nacional. O serviço é fornecido por termelétricas locais.