Exercício militar de salvamento em casos de contaminação tóxica ou radioativa é realizado em Manaus

Um exercício militar de salvamento em casos de contaminação tóxica ou radioativa é realizado em Manaus.

As Forças Armadas realizaram entre os dias 5 e 16 de maio um treinamento de evacuação aeromédica na Amazônia com foco em situações que envolvam riscos de contaminação por agentes tóxicos, radiológicos, biológicos ou nucleares.

O treinamento ocorreu em diferentes pontos da capital amazonense e envolveu militares da Força Aerea Brasileira, Exército Brasileiro e Marinha do Brasil que atuam em todo o país.

De acordo com informações da Marinha, os exercícios são voltados às ameaças não convencionais como a possibilidade de explosão em uma indústria petroquímica, vazamentos ou contaminações biológicas, além de desastres naturais em áreas com materiais radiológicos.

Segundo o Coronel e Médico Dalton Muniz Santos, da Força Aérea, em regiões remotas da Amazônia, apenas o Navio de Assistência Hospitalar da Marinha pode ser utilizado como ponto de estabilização de vítimas em cenários de contaminação toxica.

No Exercício Operacional foram disponibilizados cerca de três toneladas de material técnico de detecção e descontaminação.

Por Dhyene Brissow

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress