Siga nossas redes sociais

Estudo de pesquisadora amazonense da Ufam descobre ação contra bactérias na casca do tucumã

por Clara Toledo Serafini

Estudo de pesquisadora amazonense da Ufam descobre ação contra bactérias na casca do tucumã

Uma das frutas mais mais consumidas no Amazonas, o tucumã, além ter uma contribuição gastronômica importante, também pode oferecer avanços para a medicina. É o que aponta uma pesquisa preliminar realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com o estudo, extratos da casca do tucumã ajudam na inibição contra quatro linhagens de bactérias, que podem provocar sintomas de diarreia, dor abdominal, enjoos, infecção urinária e infecção hospitalar nos seres humanos.

Estudo de pesquisadora amazonense da Ufam descobre ação contra bactérias na casca do tucumã
(Foto: Reprodução/Internet)

A autora do estudo e doutora em biotecnologia, Adriana Dantas, a opção pelo fruto. (ouça)

A investigação de ação bactericida de plantas ainda é pouco estudada, mas considerada uma ferramenta importante para o desenvolvimento de novos tratamentos contra microrganismos perigosos aos seres humanos, como explica Adriana. (ouça)

A pesquisa envolve o trabalho multidisciplinar de seis profissionais, entre professoras orientadoras nas áreas de Biologia e Química, além de estudantes de Ciências Naturais e Biologia da Ufam.

O estudo é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do programa “Amazônidas: Mulheres e Meninas na Ciência”.

Maria Lucidalva Ribeiro é discente de Ciências Naturais e uma das idealizadoras do projeto. Ela conta que o reaproveitamento do que antes ia para o lixo, é uma alternativa para o desenvolvimento sustentável. (ouça)

Maria também destaca que o potencial da Amazônia nas pesquisas científicas é grande e que os investimentos na área são fundamentais. (ouça)

Novos testes ainda serão realizados para verificar os compostos presentes nos extratos do tucumã, que possuem potenciais bactericidas. O programa “Amazônidas: Mulheres e Meninas na Ciência” busca incentivar uma maior participação feminina na liderança de projetos na área de ciência, tecnologia e inovação.

Reportagem: João Felipe Serrão

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress