Siga nossas redes sociais

Estiagem severa contribui para aumento de 70% em casos de dengue no AM em 2023

por Clara Toledo Serafini

 

por Liandre Coutinho

Mais de 15 mil casos de dengue foram notificados no Amazonas de janeiro a outubro deste ano, um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde, que monitora e informa o cenário endêmico do estado.

Foram mais de 15 mil diagnósticos, contra cerca de 8.800 casos de dengue no mesmo período do ano anterior. Em relação há óbitos pela doença, foram registradas 9 mortes neste ano e outras 12 em 2022.

A dengue é uma doença infecciosa que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de fatores como o vírus envolvido e o histórico pessoal de quem é infectado.

O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Elder Figueira, explicou a relação entre o número de casos notificados e a situação de municípios do interior do estado. (Ouça)

O Ministério da Saúde afirma que, em altas temperaturas, o tempo de incubação do vírus da dengue no vetor é menor, a fêmea faz mais repastos sanguíneos e coloca mais ovos, o que resulta em maior circulação do inseto.

Nesse sentido, Elder Figueira comentou sobre a proliferação da doença no estado em meio ao estocamento de água, os recordes de temperatura registrados e uma seca histórica. (Ouça)

O Ministério da Saúde registrou uma queda de 97% do número de casos de dengue notificados no Brasil, entre abril e setembro. Além disso, o índice registrado recentemente está em níveis não alarmantes.

Há 4 tipos diferentes de dengue, sendo dois deles maioria no cenário nacional. No Amazonas, há o registro de apenas dois tipos, como explica Elder Figueira. (Ouça)

Os cuidados com o mosquito-da-dengue precisam ser constantes em casa e em lugares de recreação.

A microempreendedora Karine Gama, por exemplo, relata que redobrou a atenção no combate à dengue depois de experiência vivida durante a pandemia de Covid-19. (Ouça)

A FVS lembra que a melhor forma de evitar a dengue é combatendo o vetor, independente do tipo da doença.

Por isso, é importante combater os focos de acúmulo de água, como vasos de plantas, pneus e caixas d’água. Em caso de suspeita de dengue, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima para receber uma avaliação médica.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress