Basta chover um pouco mais para os problemas começarem a surgir em Manaus.
Um deles, frequentemente denunciado pela população, é o aparecimento de buracos nas vias da cidade, principalmente neste período chuvoso.
A deficiência de infraestrutura também afeta moradores diretamente. Sidney Fernandes, morador do Bairro Parque 10, nas proximidades do Mindu, relata problemas de alagamento causados pelo direcionamento inadequado das águas da chuva. (ouça)
Ele destaca que é um problema de infraestrutura local. (ouça)
A precariedade no serviço de manutenção viária é apontada por especialistas como um dos fatores por trás do problema dos buracos em Manaus, muito mais do que a qualidade dos materiais utilizados.
Segundo o engenheiro civil, especialista em asfalto, Alexandre Leocádio, é comum ver buracos sendo tapados sem seguir os procedimentos corretos e isso gera prejuízos mais na frente. (ouça)
De acordo com o engenheiro, o problema começa pela base do pavimento, que é a camada responsável por resistir aos esforços causados pelo tráfego de veículos. Além disso, há também o desafio do tipo de solo em Manaus.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) foi questionada pela reportagem sobre como é feita a fiscalização da execução das obras viárias e quais medidas estão sendo adotadas para garantir maior durabilidade do asfalto e reduzir o surgimento de buracos, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.
Por Cindy Lopes