A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) anuncia as datas e regras do V Concurso de Júri Simulado – Desembargador Aristóteles Lima Thury”.
O concurso, destinado a alunos de Direito das universidades e faculdades do Amazonas, e pretende simular sessões de julgamento por júri popular, onde as equipes serão designadas para representar as partes envolvidas.
Neste ano, os júris abordarão casos de feminicídio.
O diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, afirma que o objetivo principal da competição é proporcionar a pesquisa jurídica e a interação com a comunidade acadêmica do Amazonas.
O edital prevê a participação de equipes compostas por no máximo cinco membros (3 titulares e 02 suplentes), sendo permitida apenas uma equipe por universidade ou faculdade.
As inscrições estarão abertas no período de 18 a 29 de setembro de 2023.
As atividades estão programadas para ocorrer entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, encerrando-se com a Cerimônia de Premiação.
O concurso será dividido em várias etapas, e a equipe vencedora será aquela que, na sustentação de sua tese em plenário, obtiver a maioria dos votos dos Participantes Julgadores.
O concurso
O nome do concurso é uma homenagem à memória do desembargador Aristóteles Thury – falecido em abril de 2021 -, jurista extremamente respeitado por seus conhecimentos jurídicos e formação humanística.
Da redação.