Empresa aérea impede que animais de suporte emocional de crianças autistas embarquem, denuncia família

 

Por Álex Ferreira:

 

A empresa aérea Latam Airlines se nega a transportar dois cães de suporte emocional de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Manaus. A denúncia ganhou repercussão nessa quarta-feira, 15, através de redes sociais.

A situação afeta diretamente a dona Fabiana Braga de Castro, que é mãe das crianças, e está com a viagem marcada para esta sexta-feira, 15.

Segundo ela, já foram feitas algumas tentativas de embarcar os animais, inclusive, cumprindo alguns critérios exigidos pela própria empresa aérea e em relação à saúde dos cães:

 

Sem saber o que fazer e com as crianças abaladas com a possibilidade de não embarque dos cães, Fabiana não contém a emoção:

 

Os animais de suporte emocional são aqueles que auxiliam pessoas com algum tipo de transtorno. Eles precisam ser dóceis, de comportamento previsível, não incomodem ou ameacem outras pessoas.

A psicopedagoga clínica Edmilza Maria Laranjeiras atua no projeto Mãos Unidas Pelo Autismo, o MUPA Manaus, localizado no bairro Parque das Laranjeiras. Ela fala do suporte emocional de um cachorro para crianças autistas:

 

A situação envolvendo a família da Fabiana Castro chegou até o gabinete da deputada estadual Joana Darc, do União Brasil. A parlamentar presta auxílio desde então e é enfática ao afirmar que a Latam descumpre a lei:

 

Estudos comprovam que os animais de suporte emocional podem fazer a diferença para que pacientes, em especial, com Transtorno do Espectro Autista, TEA, possam ter melhor qualidade de vida.

A reportagem da BandNews Difusora FM entrou em contato com a Latam Airlines por meio dos canais oficiais disponibilizados no site da empresa, e por telefone, a assessoria afirmou que até esta quinta-feira, 15, fará o levantamento das informações apontadas na matéria e vai emitir o posicionamento da empresa.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress