Siga nossas redes sociais

Em menos de um mês, quase 60 pessoas morreram assassinadas em Manaus

por Clara Toledo Serafini

Quase 60 pessoas morreram assassinadas em Manaus
Em média, quatro pessoas foram assassinadas por dia na primeira quinzena de setembro deste ano. O número absoluto representa que, no período, 59 pessoas morreram por armas de fogo em Manaus e na Região Metropolitana, segundo o quadro de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a maioria dos crimes possui característica de execução e acerto de contas, e a principal causa é o tráfico de drogas.

No acumulado deste ano, Manaus registrou 554 homicídios. Maio foi o mês mais violento, com 100 pessoas assassinadas na capital.

O número alarmante ocorre após o Amazonas ser o único estado a registrar alta de quase 2% na taxa de homicídios, segundo o Atlas da Violência 2021. Todos os outros estados apresentaram queda, menos o Amazonas. Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança, faz uma avaliação dos dados: “O crescimento da violência se dá em locais que tem uma guerra conflagrada entre facções de drogas”, disse. (ouça)

Um caso que chamou atenção em Manaus foi o do cantor Romário de Jesus, conhecido como “O bruxo do Amazonas”. Ele foi perseguido e baleado por criminosos após sair de uma festa. Além disso, durante o velório de Romário, outra pessoa foi baleada e morta.

Ainda nesse mês, o dono de um bar foi assassinado durante um show de pagode. Uma banda estava no palco e fazia uma transmissão ao vivo no momento em que o dono do boteco foi morto com cinco tiros dentro do estabelecimento, na zona sul de Manaus. (ouça)

O pesquisador de segurança pública do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Daniel Cerqueira, explica que a maioria dos crimes envolve os jovens: “O número traz uma preocupação grande, pois envolve a morte da nossa juventude”

Nesta semana, um triplo homicídio ocorreu no bairro Alfredo Nascimento, zona norte. Um homem e duas mulheres vítimas estavam com o suspeito do crime dentro do mesmo carro. No veículo também havia uma criança de 5 anos, filha de uma das vítimas que presenciou o crime.

Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Divulgação/SSP-AM

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress