Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a maioria dos crimes possui característica de execução e acerto de contas, e a principal causa é o tráfico de drogas.
No acumulado deste ano, Manaus registrou 554 homicídios. Maio foi o mês mais violento, com 100 pessoas assassinadas na capital.
O número alarmante ocorre após o Amazonas ser o único estado a registrar alta de quase 2% na taxa de homicídios, segundo o Atlas da Violência 2021. Todos os outros estados apresentaram queda, menos o Amazonas. Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança, faz uma avaliação dos dados: “O crescimento da violência se dá em locais que tem uma guerra conflagrada entre facções de drogas”, disse. (ouça)
Um caso que chamou atenção em Manaus foi o do cantor Romário de Jesus, conhecido como “O bruxo do Amazonas”. Ele foi perseguido e baleado por criminosos após sair de uma festa. Além disso, durante o velório de Romário, outra pessoa foi baleada e morta.
Ainda nesse mês, o dono de um bar foi assassinado durante um show de pagode. Uma banda estava no palco e fazia uma transmissão ao vivo no momento em que o dono do boteco foi morto com cinco tiros dentro do estabelecimento, na zona sul de Manaus. (ouça)
O pesquisador de segurança pública do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Daniel Cerqueira, explica que a maioria dos crimes envolve os jovens: “O número traz uma preocupação grande, pois envolve a morte da nossa juventude”
Nesta semana, um triplo homicídio ocorreu no bairro Alfredo Nascimento, zona norte. Um homem e duas mulheres vítimas estavam com o suspeito do crime dentro do mesmo carro. No veículo também havia uma criança de 5 anos, filha de uma das vítimas que presenciou o crime.
Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Divulgação/SSP-AM