Siga nossas redes sociais

Em falta e mais cara, banana teve plantações afetadas pelas mudanças climáticas

por carlao

Reportagem: Cindy Lopes.

Uma das frutas mais populares e acessíveis para os amazonenses, a banana prata tem estado em falta em muitos mercados e feiras de Manaus.

Entre os consumidores, o relato é o mesmo: a fruta sumiu das prateleiras, e, quando disponível, está pequena, verde…e cara!

Segundo o Busca Preço da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ), o quilo da banana prata chega a R$ 15,99 nos mercados da cidade.

Há meses, a fruta deixou de fazer parte do consumo diário na família da dona de casa, Antônia Batista: (ouça) 

E não foi só o consumidor que foi afetado. Os varejistas enfrentam desafios na reposição de estoques devido às dificuldades logísticas e à oferta reduzida.

O produtor rural Orisvaldo Freitas, responsável pela feira da Nilton Lins, explica que a banana prata vendida em Manaus vem de Boa Vista e a seca severa que atingiu o norte do país comprometeu as plantações no estado vizinho. (ouça) 

A economista Denise Kassama destaca que os eventos climáticos extremos registrados em 2023, desafios logísticos, entre outros fatores, afetaram o cultivo da banana em todo o país: (ouça) 

A alta no preço da banana prata refletiu no Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) da segunda quadrissemana de janeiro de 2024, conforme divulgado nesta semana pela Fundação Getúlio Vargas.

A fruta foi um dos produtos do grupo de Alimentos responsáveis por puxar a alta da inflação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress