Reportagem: Ricardo Chaves.
Em ano pré-eleitoral, que antecede a disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputados estaduais da base do governo têm intensificado críticas a secretários de Estado. As críticas, que poupam o governador Wilson Lima (UB), estão voltadas para o secretário estadual de Esportes (Sedel-AM), Jorge Elias de Oliveira, e para o coronel Vinicius Almeida, secretário de Segurança Pública (SSP-AM).
Nesta semana, o deputado estadual Ednailson Rozenha (PMB) elevou o tom contra Jorge Elias, após Manaus não ter sido selecionada pela Fifa como cidade-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Já Vinicius Almeida foi alvo de integrantes da Comissão de Segurança Pública da Aleam, que têm questionado os números da pasta e a estrutura da Polícia Militar (PM).
Rozenha, que também é presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmou que Jorge Elias não trabalhou para trazer a Copa do Mundo para Manaus e que o motivo estaria ligado a interesses políticos.(Ouça)
Os deputados ainda devem analisar um pedido de convocação do secretário estadual de Esportes para que preste esclarecimentos na Aleam.
Coronel Vinicius Almeida também deve ser alvo de um pedido de convocação. De acordo com o deputado estadual Delegado Péricles (PL-AM), que integra a base do governo, o secretário tem ignorado reiterados convites feitos pela Comissão de Segurança da Aleam para prestar informações.
O parlamentar afirmou que Vinicius Almeida tem utilizado as redes sociais para exaltar índices que, segundo Péricles, não têm relação com o trabalho da pasta. Relatos de policiais militares sobre o estado do fardamento e das viaturas também foram apontados por ele:(Ouça)
Em nota à BandNews Difusora FM, a Sedel informou que, ao longo do processo de escolha das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, todas as exigências técnicas feitas pela Fifa foram atendidas pela Arena da Amazônia.
A pasta ressalta, ainda, que toda a comunicação direcionada à secretaria pela Fifa foi respondida dentro dos prazos estabelecidos e com as informações solicitadas.
Sobre a situação da Segurança Pública, a BandNews Difusora FM buscou contato com a pasta e aguarda posicionamento.