Siga nossas redes sociais

Em ano eleitoral, escolas de samba de Manaus homenageiam políticos

por Clara Toledo Serafini

 

Por Tawanne Costa

Em Manaus, ao menos quatro escolas de samba irão homenagear nomes ligados à política. As agremiações trazem no samba-enredo parlamentares e pré-candidatos que, possivelmente, irão concorrer ao pleito de 2024.

Em novembro do ano passado, o Comitê de Combate à Corrupção pediu ao Ministério Público do Amazonas que investigasse o uso de dinheiro público pelas escolas de samba que irão fazer as homenagens.

O objetivo é impedir a ocorrência de eventuais benefícios a pré-candidatos no processo eleitoral deste ano, como afirma o coordenador do Comitê, Carlos Santiago. (Ouça)

Os desfiles das escolas de samba de Manaus estão marcados para os dias 01, 02 e 03 de fevereiro.

Para o advogado especialista em Direito Eleitoral, Luan Oliveira, é preciso verificar se há evidências de propaganda eleitoral antecipada. Ele explica ainda que esse tipo de publicidade só inicia a partir da segunda quinzena do mês de agosto. (Ouça)

Pela legislação, caso seja considerada como propaganda irregular, a penalidade cabe a quem idealizou ou divulgou a publicidade. Há ainda a possibilidade de o político ser penalizado. As multas variam de 5 a 25 mil reais.

A Promotoria da 68ª Zona Eleitoral da Capital é quem está analisando o pedido do Comitê de Combate à Corrupção.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress