Por Ricardo Chaves
Na corrida pela reeleição em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) gastou ao menos R$ 355 mil em serviços contratados de impulsionamento nas redes sociais. Com o valor, ele é o que mais desembolsou em anúncios nas plataformas entre os candidatos a Prefeitura de Manaus.
O valor é 145% maior do que o investido pelo prefeito em toda campanha de 2020, pouco mais de R$ 145 mil.
O levantamento foi realizado pela reportagem nesta quinta-feira, 19, e considera os impulsionamentos feitos entre os dias 16 de agosto, quando começaram as propagandas eleitorais, até o dia 19 de setembro. Ao todo, os sete candidatos desembolsaram pouco mais de R$ 900 mil.
A campanha de Almeida começou a desembolsar recursos para a área entre os dias 20 e 21 de agosto, gastando no primeiro dia R$ 80 mil e no segundo pouco mais de R$ 50 mil.
No dia 20 de agosto, o candidato Roberto Cidade (União) pagou R$ 40 mil em impulsionamento de conteúdo.
Os gastos do atual prefeito e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram realizados dois dias após o candidato Amom Mandel (Cidadania) ter utilizado a ferramenta em 18 de agosto.
O deputado federal gastou R$ 15 mil para impulsionar conteúdos nas redes sociais, um valor bem abaixo em comparação com seus adversários.
No período, o Instituto Pontual apontou, em pesquisa, David Almeida liderando a intenção de votos com pouco mais de 32%, seguido por Amom Mandel, que registrava à época 21%, e Roberto Cidade, com 15%.
Uma nova pesquisa elaborada pelo instituto e publicada na semana passada, apontou uma mudança do cenário com David Almeida registrando os mesmos 32%, mas com Roberto Cidade saltando de 15% para 21% e Amom Mandel caindo 6 pontos com pouco mais de 15%.
Para o professor de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Renan Albuquerque, que realiza pesquisas sobre o espalhamento de conteúdo em redes sociais, a estratégia nas plataformas tem se revelado fundamental para o crescimento da intenção de votos de alguns candidatos:
De acordo com Renan Albuquerque o impulsionamento de conteúdo é uma das principais estratégias de um candidato para chegar ao eleitor:
Para o estrategista em comunicação política e publicitário, Delcinei Alves, o impulsionamento, além de tornar o candidato mais conhecido, possibilita direcionar a mensagem para públicos específicos e corrigir a tática eleitoral:
Até esta quinta, David Almeida lidera o ranking no gasto em conteúdos pagos destinando pouco mais de R$355 mil. Alberto Neto aparece em segundo, com investimento de pouco mais de R$ 179 mil. Na sequência, está Roberto Cidade que desembolsou R$ 167 mil. O candidato do PT, Marcelo Ramos gastou R$ 40 mil. Wilker Barreto, do Mobiliza, R$ 39 mil e Gilberto Vasconcelos R$ 100,00.