ELAS TÊM O PODER | Titular da Sejusc destaca trabalho que zerou a fila de cadeiras de rodas na capital e está ampliando rede de proteção à mulher no AM

Por Dhyene Brissow

Uma conquista histórica na área da inclusão e avanços significativos na proteção às mulheres marcaram a entrevista da secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), Jussara Pedrosa, ao programa Baião de Dois, da Rádio Difusora, apresentado por Cid Soares e Andreia Campos. A titular da Sejusc anunciou que a fila de espera por cadeiras de rodas na capital já foi zerada este ano com o programa “Inclusão sobre Rodas”, lançado em 2023.

“Isso pra mim não tem preço”, desabafou Jussara, ao relembrar cenas emocionantes durante as entregas. “Você vê uma criança que nunca teve uma cadeira, uma mãe que carrega o filho no braço há anos porque não tem condições de comprar uma que custa até cinco mil reais… É impossível não se emocionar. O Estado está cumprindo o seu papel.”

O projeto agora segue para o interior do estado, com entregas previstas para os próximos meses, inclusive de modelos especializados, como cadeiras posturais e de banho.

Outro destaque da entrevista foi o reforço das políticas públicas para mulheres, especialmente em um mês simbólico como março. A secretária lembrou que, em 2023, entrou em vigor a Lei do Protocolo “Não é Não”, de alcance federal, e o Amazonas foi o primeiro estado do país a aplicar efetivamente a norma, com início durante o Festival de Parintins.

“Nós temos trabalhado ativamente na criação de OPMs – Organizações de Políticas para Mulheres – nos municípios. Muitos têm secretarias de assistência social, mas não políticas específicas para a mulher. Já conseguimos esse avanço em cerca de 20 municípios, seja com secretarias exclusivas ou departamentos dedicados”, destacou.

Em Manaus, o atendimento à mulher acontece em parceria com a Delegacia da Mulher, com o Serviço de Apoio à Mulher (SAP). No interior, o serviço é integrado e também atende crianças e idosos. Atualmente, há SAPs ativos em sete municípios, e a previsão para 2025 inclui a inauguração de novos SAPs em Coari e Barcelos, onde os índices de violência contra a mulher ainda são altos.

A principal aposta da Sejusc, no entanto, é a Casa da Mulher Brasileira, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre deste ano, no bairro de Petrópolis, em Manaus. A obra já está em fase avançada, com a superestrutura pronta.

“Vai ser um marco. Um espaço com quase 90 salas, onde a mulher poderá entrar por uma porta e sair com tudo resolvido. Delegacia, acolhimento, atendimento psicológico, medida protetiva, IML, tudo em um só lugar. Hoje ela precisa peregrinar por vários órgãos e muitas vezes acaba desistindo. Lá, tudo será resolvido com dignidade e respeito”, explicou Jussara.

A secretária também destacou a inauguração, prevista para maio, do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência, com 70% das obras concluídas. A entrega acontecerá durante a campanha “Faça Bonito”, que combate o abuso e exploração sexual infantil.

No cargo desde 2023, Jussara Pedrosa reforçou seu compromisso com a população mais vulnerável do estado e encerrou a entrevista com uma mensagem clara sobre o papel da mulher na sociedade:

“Lugar de mulher é onde ela quiser.”

Confira a entrevista completa:

Elas Têm o Poder 2025

A campanha “Elas Têm o Poder” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.

PARCEIROS

A Campanha “Elas Têm o Poder” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress