ELAS TÊM O PODER | Thais Castro destaca força da mulher que é mãe atípica pela inclusão no esporte

Por Dhyene Brissow

“A gente consegue equilibrar a vida dentro de casa com todas as nossas obrigações.” A fala da diretora executiva da APAN (Associação Paradesportiva do Norte) e coordenadora do projeto Transformando Vidas, Thais Helena Castro, representa a força da mulher que é mãe atípica e enfrenta diariamente os desafios da maternidade e da inclusão social. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Baião de Dois, no âmbito da campanha “Elas Têm o Poder”, que valoriza a trajetória de mulheres que transformam vidas no Amazonas.

Thais é mãe do atleta autista Ângelo Chaves e foi presidente da APAN entre 2022 e janeiro de 2025. Atualmente, lidera os projetos da associação, que promove aulas gratuitas de atletismo e natação para pessoas com e sem deficiência. “A APAN é uma associação sem fins lucrativos. A gente atende de forma totalmente gratuita, com foco em inclusão.”, disse.

Aonde o projeto Transformando Vidas ela conta que mais de 100 crianças e adolescentes foram atendidos até agora, sendo a maioria em situação de vulnerabilidade social. “Mais da metade dos nossos atendidos estão em vulnerabilidade. Muitos não sabem que têm direito ao BPC ou ao Bolsa Família. A gente orienta, ajuda a tirar cartão do SUS. Esse atendimento psicossocial é um dos nossos maiores desafios.”

Thais explicou que o trabalho não tem o objetivo de formar atletas de alto rendimento, mas sim melhorar a qualidade de vida. “Não é para saber quem corre mais rápido, mas para oferecer qualidade de vida”. Ela também falou da importância de respeitar o tempo das crianças com deficiência, especialmente as autistas.

“Algumas precisam de mais suporte, de um tutor ou da presença dos pais até se adaptarem. Mas a gente acredita que o ambiente inclusivo é muito mais rico.” Thais ainda comentou sobre os desafios de ser mulher, mãe e líder de um projeto social. “Está na vez das mulheres. Nós somos organizadas, conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo.” E reforçou o que move sua trajetória: “Ser mãe atípica mefez entender o quanto o acesso à informação, ao esporte e à inclusão muda a vida das famílias.”

A Corrida do Autismo Ângelo Chaves, marcada para o próximo 20 de abril, é uma das ações que ajudam a manter o projeto. A entrevista completa está disponível nas plataformas da Rádio Difusora e integra a campanha “Elas Têm o Poder”, que segue durante o mês com histórias de mulheres que fazem a diferença no Amazonas.

Confira a entrevista completa:

Elas Têm o Poder 2025

A campanha “Elas Têm o Poder 2025” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.

PARCEIROS

A Campanha “Elas Têm o Poder 2025” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress