Por: Dhyene Brissow
Natural do município de Carauari (a 787 km de Manaus) a fisioterapeuta amazonense Régia Coelho, conhecida pelo trabalho com atletas de futebol, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Giro de Notícias, da Rádio Difusora do Amazonas, e compartilhou detalhes de sua trajetória e reflexões sobre a evolução da fisioterapia esportiva no Amazonas e no Brasil. A conversa faz parte da campanha de valorização da mulher “Elas Têm o Poder 2025” realizada pela Rede Difusora de Rádio (RDR) com apoio das empresas Atem e Eneva.
Confira a entrevista completa:
Durante o bate-papo, Régia abriu o jogo sobre os desafios e as mudanças significativas no campo da fisioterapia para atletas profissionais, um universo tradicionalmente dominado por homens.
Com uma trajetória que começou em 2004 no São Raimundo, onde trabalhou até 2007, Régia se tornou uma referência no estado, passando pelo Nacional de 2009 a 2018 e retornando ao Manaus FC em 2019, no ano do acesso à Série B. Em 2024, ela teve uma breve passagem pelo Nacional novamente e, em 2025, voltou ao Manaus FC como coordenadora do setor de fisioterapia.
Evolução da fisioterapia esportiva
Régia destacou que, com o tempo, a fisioterapia no futebol evoluiu muito. Se no passado os fisioterapeutas se concentravam apenas na reabilitação de lesões, hoje o foco está na prevenção e manutenção da saúde dos atletas.
“Hoje, os atletas já têm consciência da importância da fisioterapia. Eles não vão mais apenas quando estão machucados, mas buscam prevenir lesões antes mesmo de sair para o treino, fazendo alongamentos e mobilidade. Isso é um avanço importante”, afirmou.
Transformações no futebol amazonense
A fisioterapeuta também comentou sobre o crescimento do futebol no Amazonas. Segundo ela, o cenário mudou significativamente desde o período de ouro do futebol local, nos anos 2000, com grandes públicos no estádio Vivaldão. Hoje, o Manaus FC e o Nacional seguem atraindo grandes torcidas, e o futebol amazonense ganha cada vez mais espaço no cenário nacional.
Elas Têm o Poder 2025
A campanha “Elas Têm o Poder” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.
PARCEIROS
A Campanha “Elas Têm o Poder” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.