ELAS TÊM O PODER | Falta de informação impede muitas trabalhadoras de reconhecerem abusos, alerta juíza do TRT

Por Dhyene Brissow

“Muitas mulheres não sabem que têm direitos, do que elas podem fazer, do que elas podem concretizar.” A fala é da juíza do trabalho, Gisele Loureiro, durante entrevista ao programa Giro de Notícias, da Rádio Difusora, com os apresentadores Alex Ferreira, Tereza Pinheiro e Geraldo Campelo.

Titular da 10ª Vara do Trabalho de Manaus, Gisele trouxe à tona um problema recorrente: a falta de informação que impede muitas trabalhadoras de reconhecerem abusos no ambiente profissional. “A gente sabe de inúmeros casos de situações de assédio no trabalho, onde elas estão vivendo, e elas não têm noção que elas podem atuar.”

Ela explicou que existem mecanismos legais que garantem a proteção da mulher, inclusive com a possibilidade de romper o contrato de trabalho em casos de assédio. “Hoje, um contrato de trabalho pode ser rescindido, a gente chama pela rescisão indireta do contrato de trabalho, que é a justa causa do empregador, em razão justamente dessa situação de assédio, tanto assédio moral como assédio sexual.”

A juíza ainda destacou que o assédio também pode acontecer de forma silenciosa. “Hoje, o assédio não é só uma conduta positiva, a omissão também é uma forma de assédio, o ócio, isolar aquela mulher, deixar ela num campo separado, não ser ouvida, ou se a palavra for dela, ser desconsiderada. São situações extremamente abusivas também.”

Com anos de atuação no interior do estado e experiência na Justiça Itinerante da Vara do Trabalho de Tabatinga, Gisele falou ainda sobre a sobrecarga que recai sobre as mulheres. “Existe uma pressão social na mulher que tem que estar presente 24 horas no lar, e, ao mesmo tempo hoje o mercado de trabalho nos exige também participar do mundo profissional.”

Na entrevista, a juíza reforçou que a chave para enfrentar esses desafios está na educação. “O conhecimento traz poder, o conhecimento transforma.”

A entrevista completa está disponível nas plataformas da Rádio Difusora e integra a campanha “Elas Têm o Poder”, que destaca trajetórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença no Amazonas.

Confira a entrevista completa:

Elas Têm o Poder 2025

A campanha “Elas Têm o Poder 2025” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.

PARCEIROS

A Campanha “Elas Têm o Poder 2025” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress