Por Dhyene Brissow
“Muitas mulheres não sabem que têm direitos, do que elas podem fazer, do que elas podem concretizar.” A fala é da juíza do trabalho, Gisele Loureiro, durante entrevista ao programa Giro de Notícias, da Rádio Difusora, com os apresentadores Alex Ferreira, Tereza Pinheiro e Geraldo Campelo.
Titular da 10ª Vara do Trabalho de Manaus, Gisele trouxe à tona um problema recorrente: a falta de informação que impede muitas trabalhadoras de reconhecerem abusos no ambiente profissional. “A gente sabe de inúmeros casos de situações de assédio no trabalho, onde elas estão vivendo, e elas não têm noção que elas podem atuar.”
Ela explicou que existem mecanismos legais que garantem a proteção da mulher, inclusive com a possibilidade de romper o contrato de trabalho em casos de assédio. “Hoje, um contrato de trabalho pode ser rescindido, a gente chama pela rescisão indireta do contrato de trabalho, que é a justa causa do empregador, em razão justamente dessa situação de assédio, tanto assédio moral como assédio sexual.”
A juíza ainda destacou que o assédio também pode acontecer de forma silenciosa. “Hoje, o assédio não é só uma conduta positiva, a omissão também é uma forma de assédio, o ócio, isolar aquela mulher, deixar ela num campo separado, não ser ouvida, ou se a palavra for dela, ser desconsiderada. São situações extremamente abusivas também.”
Com anos de atuação no interior do estado e experiência na Justiça Itinerante da Vara do Trabalho de Tabatinga, Gisele falou ainda sobre a sobrecarga que recai sobre as mulheres. “Existe uma pressão social na mulher que tem que estar presente 24 horas no lar, e, ao mesmo tempo hoje o mercado de trabalho nos exige também participar do mundo profissional.”
Na entrevista, a juíza reforçou que a chave para enfrentar esses desafios está na educação. “O conhecimento traz poder, o conhecimento transforma.”
A entrevista completa está disponível nas plataformas da Rádio Difusora e integra a campanha “Elas Têm o Poder”, que destaca trajetórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença no Amazonas.
Confira a entrevista completa:
Elas Têm o Poder 2025
A campanha “Elas Têm o Poder 2025” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.
PARCEIROS
A Campanha “Elas Têm o Poder 2025” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.