Siga nossas redes sociais

Doações devem ter queda de 30% no AM no carnaval e Hemoam convoca doadores

por carlao

Reportagem: Eros Sousa.

Com previsão de queda de 30% no estoque de sangue, o Hemoam já prepara estratégias de doações para a semana de carnaval. A Fundação está antecipando ações com universidades, igrejas e outros setores da sociedade civil se engajando na doação.

A gerente de captação de doadores, Nívea França, explica que nesse período o número de doadores cai, mas, em contrapartida, o número de demanda nos hospitais aumenta, e isso cria um cenário perigoso. (ouça)

Victor Zidane é doador de sangue desde 2019. Ele diz que pretende doar nesse mês de fevereiro por causa dessa queda de estoque prevista no carnaval. (ouça)

A expectativa do Hemoam é assegurar pelo menos 600 bolsas de sangue armazenadas até o dia 10 de fevereiro. Esse estoque vai permitir a normalidade do atendimento das demandas de transfusões no período carnavalesco.

Neste ano o Hemoam vai inclusive participar das festividades de carnaval para alertar sobre a importância da doação de sangue. O Bloco do Vampirão, desfilará pela passarela do Sambódromo, abrindo a noite de apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial neste sábado.

Para doar sangue é preciso estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos a doação é permitida acompanhado do responsável ou representante legal.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress