O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) responde MPF em investigação que apura suposta omissão da autarquia em ações para evitar desabamentos em portos do Amazonas.
Em nota, o DNIT informou que administra 51 Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) no estado do Amazonas, em sua maioria, construídas há mais de 10 anos.
Que no momento tem seis contratos em vigor, que abrangem a operação, manutenção e regularização dessas instalações portuárias, organizados em lotes e monitorados por dois contratos específicos de supervisão.
Atualmente, três desses portos, localizados em Humaitá, Itacoatiara e Canutama, estão passando por obras de recuperação.
A autarquia ainda informa que tem monitorado atentamente esses fenômenos geológicos nos portos sob sua gestão e está avaliando a situação de cada instalação para adotar as medidas necessárias para garantir a segurança da população e a proteção do patrimônio público e de terceiros.
O DNIT reafirma que cumpre rigorosamente suas responsabilidades e adota todas as medidas necessárias para garantir a segurança e a integridade de todas as suas infraestruturas portuárias, sem qualquer omissão por parte do órgão.
Da redação.