Reportagem: Victor Litaiff
Irritação nos olhos, dificuldade para respirar, incomodo com o cheiro e falta de visibilidade são consequências que moradores de Manaus enfrentam nos primeiros dias de Setembro, período de estiagem. A falta de chuva e o aumento de queimadas mudam o cenário da cidade.
No Centro, comerciantes reclamam dos efeitos da fumaça. (Ouça)
O taxista Wellington Azevedo, reclama dos prejuízos à saúde. (Ouça)
A comerciante Antonia Reis Farias relata que foi pega de surpresa quando chegou para trabalhar e viu a cidade tomada pela fumaça. Ela conta que mora na Zona Leste da cidade e que por lá moradores da região fazem queimadas irregulares nos quintais. (Ouça)
O comandante do corpo de Bombeiros do Amazonas, Orleilso Muniz, em entrevista a BandNews Difusora FM, confirma que 95% das queimadas são por ações humanas.
Ele cita alguns exemplos. (Ouça)
A fumaça, somada ao período do verão amazônico, atinge principalmente as crianças e os idosos, o pneumologista Dr. David Luniere dá algumas dicas de como diminuir o efeito da fumaça e da seca nas casas. (Ouça)
Segundo o Corpo de bombeiros, houve um aumento expressivo de ocorrências de incêndios em Manaus neste início de setembro em relação ao mesmo período do ano passado. Já são 77 ocorrências em cinco dias.
Só no mês de agosto foram ao todo 206 ocorrências de incêndio na capital.