O desmatamento na Amazônia e a situação do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami são debatidos no Brazil Forum UK 2024, evento realizado pela Universidade de Oxford, com o tema “O Futuro é brasileiro”.

Durante o painel “Como Salvar a Amazônia? A Relação entre Violência e Desmatamento”, o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, apresentaram dados sobre o avanço do crime organizado na região, as operações realizadas na Amazônia para combater crimes ambientais e proteger os povos indígenas.

Conforme Humberto Freire, apesar das operações realizadas desde janeiro de 2023, que resultaram na redução de 85% da atividade do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, “ainda há desafios significativos a superar”.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, disse que o Governo Federal está reconstruindo a política voltada aos povos indígenas e defendeu o cumprimento da legislação que impõe a consulta prévia aos povos indígenas nas áreas em que eles podem ser afetados.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, também participou do evento no painel: “Transferência de renda na educação: Estratégias para o combate à evasão escolar.”

O Brazil Forum UK, tradicionalmente organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido, proporciona um espaço de discussão de temas que impulsionem mudanças positivas no Brasil.

Da redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *