Siga nossas redes sociais

Descarte incorreto de lixo eletrônico causa riscos à saúde e ao meio ambiente, alertam especialistas

O descarte incorreto desses objetos é visto por especialistas como prejudiciais e

por Clara Toledo Serafini

Descarte incorreto de lixo eletrônico causa riscos à saúde e ao meio ambiente, alertam especialistas
Reportagem: João Felipe Serrão / Narração: Álex Ferreira

A intensa produção de lixo eletrônico e o descarte incorreto desse material continua sendo um problema em Manaus.

Muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos têm como destinação final os rios e igarapés, braços de rios que cortam a cidade, sendo parte das mais de 35 mil toneladas que são retiradas diariamente das águas da capital amazonense, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

(Foto: D’Castro/Semulsp)

O tema do lixo eletrônico chama atenção neste mês, em que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

O gestor da unidade de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas (Senac), Nailson Andrade, explica que o acúmulo de lixo eletrônico está ligado à medida que a tecnologia avança. (Ouça)

O lixo eletrônico tem composições químicas que, além de prejudicar o meio ambiente, contaminando o solo e a água, também afeta a saúde das pessoas por meio do contato com a água contaminada de rios e igarapés. Esses objetos descartados tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos.

São considerados lixo eletrônico, computadores e celulares, além de eletrodomésticos, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar. Manaus conta com 13 pontos de coleta desse material.

A capital também tem ações que buscam conscientizar sobre a questão ambiental envolvida no problema, como o Instituto Descarte Correto, que buscar dar um fim adequado ao lixo eletrônico, como destaca o gestor do Senac, Nailson Andrade. (Ouça)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos atribui ao fabricante a obrigação de dar o destino, processo também chamado de “logística reversa”.

Cabe aos proprietários dos equipamentos entregá-los para que possam ser corretamente descartados e reciclados.

Para estimular a população a dar o direcionamento correto para o lixo, Manaus conta com o serviço de Coleta Agendada, por meio do qual a população pode agendar a retirada de casa de itens de grande porte sem utilidade e eletrodomésticos, como aspirador de pó, ferro elétrico, liquidificador, máquina de costura e televisão.

O agendamento pode ser realizado por WhatsApp, pelos números (92)98415-9563 ou (92)98459-5618, no horário de 8h às 16h.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress