O prefeito de Manaus disse, que caso seja eleito, pretende despoluir a bacia de igarapés que corta a capital amazonense. A declaração foi feita nesta segunda-feira (21) durante entrevista ao programa Exclusiva, ancorado pela jornalista Rosienne Carvalho da Band News Difusora.
Segundo David Almeida, a cidade tem 36 igarapés e que todos eles estão poluídos. Ele avaliou que as gestões municipais falharam em enfrentar o problema. Para ele, a meta de despoluição é de longo prazo que deve levar 14 anos.
“É um projeto audacioso de 12 a 15 anos que já iniciou com a instalação de eco-barreiras e a construção do Parque Gigantes da Floresta”, propôs o chefe do executivo.
A administração do sistema de água e esgoto é privado em Manaus desde 2000. Atualmente, é administrado pela empresa Águas de Manaus. Pelo contrato, a concessionária deve fazer investimentos para ampliar a rede de tratamento de esgoto.
Levantamento do Instituto Trata Brasil aponta que o atendimento total de esgoto em Manaus pasosu de 12,43% em 2018 para 26,09% em 2022. A Águas de Manaus alega a cidade alcançou neste ano 30% de cobertura de esgoto e que a previsão é que o percentual suba para 38% até o final do ano.
Confira a entrevista na íntegra: