Siga nossas redes sociais

Crianças com menos de 5 anos estão entre as que mais morrem por covid na faixa de 0 a 19 anos no AM

Desde o início da pandemia, cerca de 12.468 crianças menores de cinco

por Clara Toledo Serafini

Crianças com menos de 5 anos estão entre as que mais morrem por covid na faixa de 0 a 19 anos no AM
Reportagem: Ricardo Chaves
(Foto: Divulgação/Secom)

Após uma longa jornada de trabalho, o taxista Edmilson Guedes não abre mão de passar um tempo com as duas netas. Mesmo com a queda do número de casos de covid-19, a regra é seguir os protocolos sanitários. Uma das principais preocupações de Edmilson é o cuidado de não passar a doença para Ayla e Vitória que tem menos de cinco anos de idade. (Ouça)

Recentemente a pequena Ayla Feitosa, de um ano de idade, deu um susto e chegou a ficar internada em um pronto-socorro infantil da capital. (Ouça)

As netas de Edmilson Guedes fazem parte de um universo formado por 15 milhões de brasileiros ainda não contemplados com a vacinação. Desde o início do ano a dose pediátrica da covid-19 é aplicada em crianças entre cinco e 11 anos no país. Para a faixa etária abaixo desse grupo, a espera pela vacina ainda pode durar algum tempo.

Apesar de várias pesquisas mostrarem que crianças são menos vulneráveis à forma grave da doença, os bebês e as crianças do Amazonas sentem o impacto da infecção. Desde o início da pandemia, cerca de 12.468 crianças menores de cinco anos de idade foram diagnosticadas com a doença. No quesito hospitalizações, os dados também preocupam. Mais de 1.200 foram hospitalizadas e o número de óbitos é o maior considerando a faixa etária de 0 a 19 anos. 68 crianças menores de cinco anos de idade morreram.

Os dados fazem parte do monitoramento da Covid-19 em Crianças e Adolescentes no Estado do Amazonas, da Fundação de Vigilância em Saúde, atualizado no último dia 16 de fevereiro.

Na avaliação do epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, os números mostram a necessidade de acelerar a aprovação de vacinas como a Coronavac em crianças de três a cinco anos de idade. O pesquisador aponta que países como Bolívia, Chile e Cuba já aplicam doses em crianças dessa faixa etária, sem qualquer problema em relação à segurança. (Ouça)

No último mês o Governo do Amazonas divulgou um balanço mostrando que não foram registradas reações a vacina entre o público de 5 a 11 anos. No Brasil, o Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac, anunciou que deve entrar com uma solicitação até o fim da próxima semana para a faixa etária de 3 a 4 anos de idade.

Nos Estados Unidos a expectativa é que a vacinação em crianças com menos de cinco anos de idade inicie ainda este mês.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress