Siga nossas redes sociais

Crianças autoritárias, pais em apuros: saiba o que é a “Síndrome do Imperador”

Você conhece ou convive com crianças com baixa tolerância a frustrações, que

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Gabrielle Moura

Você conhece ou convive com crianças com baixa tolerância a frustrações, que reagem com birra ao serem contrariadas ou que são, muitas vezes, mandonas ou tentam a toda hora impor as regras em casa?

Talvez você não saiba, mas seu filho pode estar sofrendo da síndrome do imperador, com isso, as crianças passam a demandar atenção. Então, movidos pela culpa, os pais tendem a tentar responder a essa carência de alguma maneira, o que pode impedir o desenvolvimento dos filhos.

A psicoterapeuta e especialista em Neuropsicologia Simone Brandão, define a síndrome do imperador como um conjunto de comportamentos inadequados construídos ao longo da infância. (Ouça)

Simone explica que apesar de não ser reconhecido pelo Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, o problema atinge muitas famílias brasileiras e, de acordo com especialistas, pede tratamento psicológico, tanto dos pais quanto das crianças. (Ouça)

Para a criança, é indicada a terapia cognitiva comportamental, que ajuda a mudar crenças, valores, posturas de mundo e consegue ajudar a criança a encontrar um novo estilo de vida.

Com os pais, são sessões de orientação familiar para que eles se tornem capazes de serem os adultos da casa, os que têm a palavra final nas questões essenciais que dizem respeito à educação, saúde e respeito.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress