Siga nossas redes sociais

Contrato para construção do novo Porto de Manaus deve ser assinado em setembro, afirma diretor do Dnit

O contrato para iniciar as obras do Porto de Manaus deve ser assinado em setembro, segundo o diretor da Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura.

A primeira audiência pública sobre a construção do terminal, que será erguido na Manaus Moderna, foi realizada nesta sexta-feira. A obra está orçada em R$ 520 milhões.

O diretor do Dnit, Erick Moura, disse que a obra pode durar cerca de dois anos e meio.

A reunião aconteceu no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) para ouvir a sociedade em relação à modernização do Porto da Manaus Moderna.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto da obra, contendo dados fundamentais para a contratação de empresas interessadas em elaborar os Projetos Básico/Executivo para a construção da estrutura portuária.

O projeto do novo porto está parado no DNIT há mais de 15 anos. A inclusão do terminal no novo PAC ocorre por causa de uma articulação da bancada amazonense dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) em contato com o presidente Lula.

Braga disse que a estrutura vai reforçar o transporte de insumos da Zona Franca de Manaus.

Localizado no coração de Manaus, às margens do rio Negro, o Porto é como um dos principais centros financeiros, corporativos e econômicos da Região Norte do Brasil.

Além das atividades comerciais e de negócios, o porto desempenha um papel importante na prestação de serviços à população, recebendo um fluxo intenso de pessoas, incluindo comerciantes e turistas, tornando-se um polo cultural essencial para a cidade.

A estrutura dispõe de terminal de passageiros, sede administrativa, 2 terminais de carga e pesqueiro, guaritas e um ponto de apoio com restaurantes. Haverá, ainda, duas balsas que comportam mais de 20 embarcações cada, sendo uma para o embarque de passageiros e a outra para carga e descarga de mercadorias.

O Novo Porto da Manaus Moderna vai revitalizar uma das regiões mais importantes da cidade, melhorar o fluxo de cargas e impactar cerca de 1 milhão de pessoas que passam pelo terminal todos os meses.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress