O Comércio aumenta expectativa para mais vendas nos próximos meses no Amazonas, as vendas no comércio varejista do Amazonas sobem mais de 4% em maio e apresentam um crescimento pelo quarto mês consecutivo.
De janeiro a maio o setor acumula alta de 10%. Se comparados os meses de maio de 2020 – período do primeiro pico de Covid-19 no Amazonas – com maio de 2021, o crescimento chega a 36%.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O melhor desempenho foi no Amapá, com crescimento de 23%, seguido de Ceará 9% e Minas Gerais, com 9%.
Em maio, o varejo ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção, teve alta de quase três por cento em relação ao mês anterior. No acumulado no ano a variação também apresentou resultado positivo, alcançando 14% de crescimento, no Amazonas, com isso o comércio aumenta expectativa.
A variação percentual acumulada no ano, período de janeiro a maio, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de 10,4%, colocou o comércio varejista do Amazonas numa posição intermediária (15ª) entre as unidades da federação.Os piores desempenhos foram os do Distrito Federal, com -2,6%, Mato Grosso, com -1,0% e Paraná, com 1,6%. E os melhores desempenhos foram os do Amapá, com 34,4%, Piauí, com 22,6%, e Rondônia, com 21,1%.
Os piores desempenhos foram os de Goiás, com -0,3%, Pernambuco, com 0,4% e Paraíba, com 0,7%. Ouça:
Reportagem: Ricardo Chaves
Foto: REUTERS/Pilar Olivares