Siga nossas redes sociais

Comércio aumenta expectativa para mais vendas nos próximos meses no AM

por Clara Toledo Serafini

Comércio aumenta expectativa para mais vendas nos próximos meses no AM
Comércio aumenta expectativa para mais vendas nos próximos meses no AM. Foto: REUTERS/Pilar Olivares

O Comércio aumenta expectativa para mais vendas nos próximos meses no Amazonas, as vendas no comércio varejista do Amazonas sobem mais de 4% em maio e apresentam um crescimento pelo quarto mês consecutivo.

De janeiro a maio o setor acumula alta de 10%. Se comparados os meses de maio de 2020 – período do primeiro pico de Covid-19 no Amazonas – com maio de 2021, o crescimento chega a 36%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O melhor desempenho foi no Amapá, com crescimento de 23%, seguido de Ceará 9% e Minas Gerais, com 9%.

Em maio, o varejo ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção, teve alta de quase três por cento em relação ao mês anterior. No acumulado no ano a variação também apresentou resultado positivo, alcançando 14% de crescimento, no Amazonas, com isso o comércio aumenta expectativa.

A variação percentual acumulada no ano, período de janeiro a maio, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de 10,4%, colocou o comércio varejista do Amazonas numa posição intermediária (15ª) entre as unidades da federação.Os piores desempenhos foram os do Distrito Federal, com -2,6%, Mato Grosso, com -1,0% e Paraná, com 1,6%. E os melhores desempenhos foram os do Amapá, com 34,4%, Piauí, com 22,6%, e Rondônia, com 21,1%.

Os piores desempenhos foram os de Goiás, com -0,3%, Pernambuco, com 0,4% e Paraíba, com 0,7%. Ouça:

Reportagem: Ricardo Chaves
Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress