Com destaque para redução de homicídios e roubos de celulares, AM divulga Anuário da Segurança 2025

Por Álex Ferreira 

Entre os anos de 2023 e 2024, os casos de homicídios tiveram redução de 15,9% no Amazonas. O número de assassinatos caiu de 1.254 para 1.055.

Os indicadores de combate a crimes de roubos e outros delitos aumentaram. Por exemplo, houve queda de 29,79% no número de roubos de veículos, que passou de 1.205 para 846 casos.

Os dados sobre a criminalidade constam no Anuário da Segurança Pública de 2025, que foi lançado nessa quinta-feira, 29, pelo governador Wilson Lima, e entre outras coisas, traz os resultados obtidos pelas forças de Segurança do Amazonas nos últimos anos.

Segundo Lima, os resultados são positivos e reforçam a integração das forças de segurança:(Ouça)

Nas últimas semanas, a população tem sofrido com a atuação de assaltantes no transporte coletivo, inclusive com uso de armas de grosso calibre. Mas em relação aos roubos a ônibus, de acordo com o anuário, a redução foi de 38%. Os assaltos caíram de 1.456 para 892 entre 2023 e 2024.

As ocorrências de roubo nas rotas do Distrito Industrial, que chegaram a 37 ocorrências, entre setembro de 2024 e abril de 2025, foram zeradas.

O governador falou que todo o material tem base científica e nega uma forma de dar publicidade positiva à gestão dele:(Ouça)

O registro de roubo de celulares reduziu 14,48%, caiu de 26.690 para 22.825; outros 2.100 aparelhos foram recuperados por meio do sistema Recuperafone. A apreensão de drogas aumentou 51%, passando de 28,5 para 43,2 toneladas. Conforme o anuário, o prejuízo estimado ao crime organizado ultrapassa UM BILHÃO DE REAIS.

O lançamento do Anuário da Segurança Pública de 2025 também marcou o encerramento do Curso de Gestão e Governança da SSP, que capacitou 120 servidores da segurança amazonense. O ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, ministrou uma palestra aos participantes e destacou a dimensão do estado para a missão dos agentes:(Ouça)

O governador Wilson Lima também deu destaque à atuação dos policiais e demais servidores da segurança pública amazonense:(Ouça)

O Governo do Amazonas informou que, desde 2019, já investiu mais de R$ 1,16 bilhão na área de segurança pública, com recursos aplicados na compra de viaturas, lanchas blindadas, equipamentos e tecnologia de monitoramento.

O anuário também destaca que o número de armas apreendidas também cresceu: de 1.433 para 1.593, um aumento de 11,2%, no Amazonas.

O lançamento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, com destaque para o ministro do TCU, Benjamin Zymler (citado na reportagem); da presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE), conselheira Yara Lins; da procuradora geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque; e do delegado geral da Polícia Civil, Bruno Fraga; e do comandante da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva.

No mesmo evento, o governador Wilson Lima lançou a Revista da Segurança Pública: Decifrando o sucesso por trás dos números, uma publicação complementar ao anuário, com análises que revelam os bastidores das estratégias adotadas, os desafios enfrentados e os fatores que explicam os avanços no setor.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress