A Corregedoria Nacional de Justiça afasta cautelarmente o terceiro juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por suspeita de envolvimento em fraudes contra a Eletrobrás.
Roger Luiz Paz de Almeida, juiz titular da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (VEMEPA) foi afastado nesta sexta-feira (28/02) por determinação do ministro Mauro Campbell, Corregedor Nacional de Justiça.
O servidor judicial, Gean Carlos Bezerra Alves, também foi afastado.
Conforme a decisão, ambos teriam agido juntos para dificultar a atuação da Eletrobrás S.A. em processos que envolviam grandes quantias de dinheiro.
O juiz tomou decisões que resultaram no bloqueio de mais de R$ 100 milhões da Eletrobrás, em um processo de cobrança de títulos que já estavam vencidos.
O CNJ também afastou o desembargador Elcy Simões e o juiz da Vara única de Presidente Figueiredo, Jean Carlos Pimentel dos Santos, também por suposto envolvimento em fraudes contra a Eletrobrás.
Segundo a Eletrobrás, os três magistrados afastados agiram de forma coordenada para viabilizar a liberação de R$ 150 milhões da companhia em um processo que cobrava títulos antigos da Eletrobrás datados de 1966.
Com o afastamento, o corregedor determinou que a equipe da Corregedoria Nacional de Justiça e a Polícia Federal se dirija ao Fórum Ministro Henoch Reis para aprofundar as investigações.
Da redação.