Reportagem: Ricardo Chaves.
O deputado estadual Roberto Cidade (União) culpou os ataques, a “luta contra as máquinas” e o que chamou de “velha política” pela derrota nas urnas nas eleições municipais de 2024.
O político se pronunciou pela primeira vez após o resultado eleitoral, durante sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira, 08.
O candidato do grupo do governador Wilson Lima (União) obteve pouco mais de 187 mil votos, representando 17,01% dos votos, ficando em quarto lugar na disputa.
Roberto Cidade fez um balanço de sua participação no pleito e atribuiu a derrota aos ataques e críticas que sofreu durante o processo eleitoral.
O parlamentar avaliou que, se não fosse por isso, estaria no segundo turno. Ele destacou ter participado de um processo difícil e de uma “batalha dura contra o candidato da máquina, do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva”: (Ouça)
Cidade também afirmou que seu grupo político foi muito combatido durante as eleições e que as ações judiciais interpostas por ele devem repor a verdade sobre acusações que sofreu durante o processo eleitoral: (Ouça)
Durante o pronunciamento, o deputado agradeceu aos partidos políticos e aos deputados estaduais que declararam apoio à sua candidatura.
Cidade também destacou a “lealdade” do coronel da reserva Alfredo Menezes, que disputou como candidato a vice-prefeito em sua chapa.
O político não mencionou se apoiará algum dos candidatos que passaram para o segundo turno. Por sua vez, em vídeo publicado na internet nesta terça-feira, coronel Menezes declarou que irá apoiar Alberto Neto.
O segundo turno da eleição municipal ocorre no próximo dia 27 de outubro.