Siga nossas redes sociais

Casos de tuberculose aumentam em Manaus e capital tem a maior taxa de incidência da doença do país

por Clara Toledo Serafini

Casos de tuberculose aumentam em Manaus e capital tem a maior taxa de incidência da doença do país

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada da micobactéria Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões.

O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames.

Foto: Agência Brasil

A capital Manaus tem a maior taxa de incidência da doença do país, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, SEMSA. No início deste ano, Manaus já registra 279 casos novos de tuberculose.

Com maior número de exames realizados, houve também aumento na detecção de casos no ano passado, com registro de 2.316 casos novos de tuberculose em Manaus.

A enfermeira Dina Cordeiro explica que a pessoa com tuberculose deve seguir o tratamento sem interrupção. (ouça)

Como estratégia para mudanças nos indicadores epidemiológicos de tuberculose na cidade, foi implantado o telemonitoramento.

O serviço busca uma forma de reforçar a garantia do acesso ao atendimento, como fala o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento. (ouça)

A transmissão da tuberculose ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

Reportagem: Gabrielle Moura

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress