O campeão do Festival Folclórico de Parintins 2025 será conhecido na tarde desta segunda-feira (30). A apuração dos votos para os 21 itens dos bois Caprichoso e Garantido acontece no Bumbódromo a partir das 14h.
Os itens são avaliados por jurados individualmente em três blocos (musical, cênico e artístico) com notas que vão 0 a 10.
O nome do vencedor será anunciado após a leitura das notas dos jurados.
O Caprichoso busca o tetracampeonato e o 27º título de sua história.
Já o Garantido, que acumula 32 vitórias ao longo de sua história, tenta levar mais um título.
Nas três noites de apresentação o Caprichoso defendeu o tema “É tempo de retomada”, abordando a resistência dos povos da floresta e a ancestralidade amazônica.
Já o Garantido entrou na arena defendendo o tema: “Boi do povo, boi do povão” abordando a história de luta do garantido com reflexões sobre os desafios da população amazônica.
Bloco por itens
Do Bloco A constam os itens: Apresentador, Levantador de Toadas, Marujada de Guerra e Batucada, Amo do Boi, Toada – Letra e Música, Galera e Organização do Conjunto Folclórico. Já no Bloco B: Porta Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-poranga, Boi bumbá: evolução, Pajé e Coreografia. E no Bloco C: Ritual, Povos Indígenas, Tuxauas, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica e Vaqueirada.
Detalhes sobre os itens
BLOCO A – MUSICAL
Item 01 – Apresentador: é o mestre de cerimônia do espetáculo do boi; responsável por apresentar os outros itens e tudo que ocorrer durante a festa.
Item 02 – Levantador de Toadas: é o cantor; responsável por interpretar as toadas na arena.
Item 03 – Batucada/Marujada: é o grupo rítmico que dá sustentação às músicas através dos instrumentos; no Caprichoso, se dá o nome de Marujada, enquanto no Garantido, se chama Batucada.
Item 06 – Amo do Boi: é o versador, que tira versos no improviso durante a apresentação.
Item 11 – Toada – Letra e Música: cada noite, os bois escolhem uma toada que irá para julgamento e é apresentada de forma especial.
Item 19 – Galera: são os torcedores presentes na arquibancada, que interagem, cantam e contam ponto para a apresentação.
Item 21 – Organização do Conjunto Folclórico: é o conjunto do espetáculo; a unidade de tudo que foi apresentado durante as duas horas e meia em cada noite.
BLOCO B – CÊNICO E COREOGRAFIA
Item 05 – Porta-Estandarte: a mulher responsável por carregar e dançar com o estandarte do boi-bumbá.
Item 07 – Sinhazinha da Fazenda: no folclore, é a representação da filha do dono da fazenda; uma mulher que se apresenta com um grande vestido rodado e precisa mostrar graciosidade e leveza na dança.
Item 08 – Rainha do Folclore: é a mulher símbolo do folclore que, na sua dança, traz inspirações e ritmos do Brasil.
Item 09 – Cunhã-Poranga: é a representação da indígena guerreira da tribo, que dança com garra, força e incorporação.
Item 10 – Boi-bumbá Evolução: é o boi-bumbá, carregado por um homem responsável pelos movimentos, chamado ‘tripa do boi’.
Item 12 – Pajé: o xamã da tribo; homem responsável por uma dança de forte cênica e incorporação.
Item 20 – Coreografia: todas as coreografias e danças realizadas durante a apresentação da noite são levadas em conta nesse quesito.
BLOCO C – ARTÍSTICO
Item 04 – Ritual Indígena: é a simulação de um ritual no Bumbódromo de algum povo indígena; a apresentação conta com grande alegoria, coreografia e encenação.
Item 13 – Povos Indígenas: homens e mulheres que apresentam danças e coreografias típicas de povos indígenas.
Item 14 – Tuxaua: uma grande fantasia – chamada de capacete – carregada por uma pessoa; representa o ‘chefe da tribo’; são apresentados três tuxauas por noite.
Item 15 – Figura Típica Regional: homenagem a alguma figura emblemática da região, como pescador, artesão, juteiro, entre outros; a apresentação conta com alegoria e encenação.
Item 16 – Alegoria: todas as alegorias apresentadas durante a noite são levadas em conta para avaliação esse quesito.
Item 17 – Lenda amazônica: representação de alguma lenda típica do Amazonas; apresentação conta com grande alegoria, coreografia e encenação.
Item 18 – Vaqueirada: homens que representam os guardiões do boi; se apresentam fantasiados com um cavalo e uma lança enfeitada.
Da redação.