A BR-319 voltará a ser trafegável até o fim da próxima semana. A informação foi divulgada neste sábado pelo governador Wilson Lima, com base em uma estimativa do DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. (Ouça)
De acordo com Wilson Lima, o DNIT está na fase de elaboração do projeto de construção das novas pontes permanentes e ainda não há previsão de quando elas serão construídas ou concluídas.
O governador reforça que o Amazonas propôs convênio com o governo federal e vai entrar com recursos para a construção das novas pontes. (Ouça)
A passagem de veículos e pedestres na BR-319, nos kms 23 e 25, está interrompida desde os desabamentos das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, em 28 de setembro e 8 de outubro, respectivamente.
No rio Curuçá, no quilômetro 23, a passagem será feita via balsas. O DNIT afirma que a adaptação do local está pronta. Já no quilômetro 25, parte do rio Autaz Mirim está sendo aterrada para travessia.
Os desabamentos das pontes causaram quatro mortes e mais de 100 mil moradores de cidades e comunidades no entorno são prejudicadas com o isolamento.
Da redação