Reportagem: Rebeca Beatriz
Ter o mundo ao alcance das mãos. Uma realidade hoje possível à pessoa com deficiência visual, por meio do braile, um sistema de escrita e comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão.
Além dos livros, já é possível encontrar a linguagem em cardápios de restaurantes, catálogos de vendas e placas informativas.
Esse sistema de escrita já existe há quase 200 anos, e segue cada vez mais atual. Para se ter uma ideia, Manaus tem uma biblioteca pública com mais de mil títulos em braile.
O gerente da biblioteca, Gilson Mauro Pereira explica como funciona o processo de adaptação das obras. (Ouça)
A biblioteca possui um acervo de mais de 50 mil obras entre livros digitalizados, falados, obras em Braile e filmes com audiodescrição. Com essa bagagem cultural, e livros como Harry Potter, Cinderela e clássicos da literatura infantil, a biblioteca tem o terceiro maior acervo do país.
O espaço também disponibiliza estúdios de gravação, máquinas de escrever em Braile, computadores especiais, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas.
A Andrielle Baraúna trabalha no local há pouco mais de dois anos. Ela conta que faz de tudo um pouco. (Ouça)
Roberta Arce também é funcionária na biblioteca e fala sobre o sentimento de poder contribuir com a acessibilidade. (Ouça)
E não termina aí. Além dos livros e das produções, os alunos também podem aprender música. Violão, cavaco, percussão e teclado são alguns dos instrumentos que os alunos tocam. O professor de música Guilherme Munhoz, que há quatro anos trabalha no local, conta como são as aulas de música para a pessoa com deficiência. (Ouça)
Qualquer pessoa pode visitar a biblioteca e conhecer ou até mesmo aprender um pouco sobre esse universo que é o braile, além dos outros serviços que o local oferece, como as aulas de música.
A biblioteca funciona de 8 horas da manhã até às cinco horas da tarde, no Bloco C do Sambódromo, que fica na Avenida Pedro Teixeira, número 2565, no Dom Pedro. A Entrada Gratuita.
Para mais informações sobre a biblioteca, o ouvinte pode entrar em contato pelo telefone: (92) 3232-2488.