Reportagem: Victor Litaiff.
O município de Tefé é banhado pelo rio Solimões, que recebe as águas do rio Tefé antes de desaguar. O local é conhecido pelos lagos que abrigam uma rica biodiversidade, além dos botos Tucuxi e Rosa.
Atualmente o Instituto Mamirauá informou que o município de Tefé está em alerta amarelo por causa da seca que se agrava na Amazônia, influenciando diretamente na vida dos botos.
De acordo com um relatório divulgado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB), o nível medido do rio foi de menos 94 centímetros.
Miriam Marmontel pesquisadora que lidera o monitoramento dos mamíferos aquáticos, relata que ano passado no local, 15% da população de botos diminuiu devido a forte estiagem 2023.(Ouça)
A pesquisadora faz uma estimativa do quantitativo de 2014 a 2023, Miriam relata que o porcentual é alto levando em consideração a reprodução da espécie.(Ouça)
Um Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), prevê um aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país entre 1 ºC e 6 ºC até 2100, em comparação à registrada no fim do século 20.
Um estudo do Inpa simula em QUATRO salas as possíveis temperaturas até 2100 e as mudanças que podem ocorrer na Fauna. Os simuladores projetam possíveis cenários de aumento de temperatura para os próximos 76 anos.
Apesar de serem simuladores, a realidade atual da Amazônia preocupa. Segundo a pesquisadora Miriam Marmontel um novo evento como aumento da temperatura e a baixa do nível do rio poderá deixar em risco os botos na região.(Ouça)
As mudanças climáticas e a ação humana diretamente influenciando na biodiversidade e do aumento das temperaturas dos rios estão afetando a vida de Botos e peixes-boi. Mamíferos aquáticos essenciais para o equilíbrio da vida dos rios.
Na parte dois da reportagem vamos entender que a falta de botos na região pode afetar a qualidade dos peixes para o consumo humano.