Audiência Pública discute falta de medicamentos do SUS no Amazonas

Remédios ficam mais caros no Brasil a partir deste sábado (1º)

Uma audiência pública deve discutir na próxima sexta-feira, 06, sobre a falta de medicamentos e insumos essenciais para usuários do SUS no Amazonas.

A audiência deve ouvir, principalmente, um grupo coletivo de mães de pacientes traqueostomizados, além de outros pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) usuários de insumos essenciais e usuários do programa Melhor em Casa, que oferta atendimento domiciliar a pacientes com necessidades específicas.

Segundo a Defensora Pública, as principais demandas são de fraldas, sondas e medicamentos, que constantemente estão em falta na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) chegou a instaurar um procedimento coletivo para investigar o desabastecimento de insumos e medicamentos para pacientes com deficiência, após mães de crianças residentes em Manaus e Itacoatiara relatarem dificuldade para conseguir acessar ao serviço que oferta fraldas e outros itens específicos de assistência à saúde.

O procedimento também avalia a atuação do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que objetiva o acesso da população a medicamentos gratuitos ou com valores acessíveis para o tratamento de doenças, em razão do fornecimento inadequado de fraldas para pessoas com deficiência (PCD).

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress