Por Ricardo Chaves:
Ex-comandante da Polícia Militar entre 2008 e 2011, o deputado estadual Dan Câmara (Podemos) afirma que os municípios do interior do Amazonas aguardam com expectativa o aumento do efetivo policial.
Na semana passada, o governo do estado anunciou a convocação de aprovados no concurso público de 2022. Segundo o governo, a meta é ampliar o efetivo no interior do estado, sobretudo nas regiões de fronteira e nos municípios localizados ao longo do rio Solimões.
Desde o início desta semana, o parlamentar, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tem cumprido agenda no interior do estado, discutindo com autoridades locais e com as forças de segurança atuantes nas cidades:
De acordo com Dan Câmara, entre 2008 e 2011, o efetivo da Polícia Militar era composto por mais de 10 mil homens, número superior ao atual quadro:
Atualmente, o efetivo da Polícia Militar do Amazonas é de aproximadamente 9 mil policiais. A Constituição do estado prevê que a corporação deveria contar com um contingente de 15 mil militares.
A BandNews Difusora FM entrou em contato com o Governo do Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar para obter detalhes sobre o cronograma de envio dos novos nomeados. No entanto, até o fechamento desta reportagem, não houve retorno. O espaço segue aberto.