A associação que representa os servidores do Ibama nacional aceita a proposta do Ministério da Gestão e decreta o fim da greve da categoria.
No Amazonas, os servidores ainda se reúnem na quarta-feira (14) para definir o retorno ou não das atividades, conforme informou o superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo. No momento, o Estado vive um momento de seca e com registros de incêndios em vários municípios.
O acordo foi assinado ontem pelo governo federal e prevê reajustes salariais e mudanças nas carreiras de servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Em nota, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) confirmou o acordo, mas destacou que foi feito “a contragosto dos servidores”.
A greve foi iniciada no mês passado, e já estava parcialmente suspensa após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Da redação.