Aprovados em concurso da CMM esperam que Casa siga sugestão de anulação do MP-AM

A expectativa dos aprovados do concurso da Câmara Municipal de Manaus é que a Casa anule o processo seletivo após sugestão do Ministério Público do Amazonas que apontou irregularidades.

Essa é a avaliação da comissão de aprovados que foram recebidos ontem em tribuna popular promovida pelo vereador Rodrigo Guedes. Agora, os aprovados vão recorrer à Justiça para tentar reverter a decisão do presidente da Casa, vereador David Reis (Avante).

A jornalista Jéssica Cordeiro, que integra a comissão dos aprovados, afirmou que a Casa demonstrou que não tem interesse em homologar o resultado do concurso realizado em setembro do ano passado.

 

Em março, o MP-AM em reunião com 23 vereadores recomendou a anulação dos editais concurso público e citou diversas irregularidades como violação de malotes de provas, adoção de critérios subjetivos na correção de proas e falta de previsão de cotas raciais.

Na época, ainda durante a reunião, os vereadores presentes sinalizaram que a sugestão do órgão fiscalizador ia ser seguida.

A recomendação é uma espécie de acordo entre a CMM e o MP para evitar que o órgão acione a Justiça para proibir o avanço do concurso.

O defensor público Carlos Almeida disse que o órgão entrou com um pedido no Tribunal de Justiça do Amazonas para suspensão de novos concursos até que haja avaliação de ações judiciais sobre o tema, o que foi negado.

 

O MP apontou suspeita de favorecimento no cargo de procurador legislativo, pois um candidato aprovado tem parentesco com o procurador legislativo da CMM, envolvido na organização do certame. Segundo Carlos Almeida, esse vínculo não foi provocada durante investigação da própria Câmara aberta por sindicância.

Por Jefferson Ramos.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress