Já está sob proteção do sistema de acolhimento e sob responsabilidade do Juizado da Infância e da Juventude um bebê, de 20 dias, resgatado pela Polícia Civil após ser oferecido pela própria mãe como pagamento de dívida com traficantes.
O resgate ocorreu nessa terça-feira, na zona norte de Manaus.
A polícia civil prendeu duas mulheres suspeitas de envolvimento no caso. Elas vão responder por tráfico de pessoas e falsificação de documento público.
A mãe da criança, uma jovem de 19 anos, dependente química, também será responsabilizada por tráfico de drogas e falsidade ideológica já que, segundo a Polícia, falsificou uma certidão de óbito logo após o parto, em uma maternidade pública.
O CASO
Sobre o caso: após denúncias, a Polícia Civil do Amazonas realizou a “Operação Salvaguarda”, para resgatar o bebê. Ester Naissa Soares Tavares, de 24 anos, e Vitória Laissa Soares Tavares, de 22, que são irmãs, foram presas. Segundo as investigações, elas receberam o bebê como pagamento da dívida por compra de drogas e o venderiam a terceiros.
Ao tentar recuperar a criança, a mãe e a família foram ameaçadas. Daí partiu a denúncia.
Durante cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, foram encontrados um atestado de óbito falso e outros documentos referentes ao recém-nascido.
As duas mulheres presas estão à disposição da Justiça.
Da redação.