Siga nossas redes sociais

Após MPF pedir suspensão de licenças, Wilson Lima diz que exploração de potássio já é realidade no AM

por carlao

Mesmo com pedido de suspensão do Ministério Público Federal (MPF), o governador Wilson Lima afirma que a exploração de potássio já é uma realidade no Amazonas. A declaração foi dada nessa terça-feira (14) pelo chefe do executivo estadual, em Nova Iorque, durante encontro com líderes empresariais.

Segundo Wilson Lima, junto à exploração do gás natural, a exploração do potássio integra novas matrizes econômicas incentivadas pelo governo do Amazonas como alternativas econômicas para a região.

Ainda de acordo com Lima, é importante pensar no desenvolvimento ambiental e socioeconômico do estado para os próximos anos.

De acordo com a empresa Potássio do Brasil, o projeto de exploração do minério prevê a operação mais verde do mundo, com redução de emissões de gases de efeito, sem novas áreas desmatadas e atendendo as condicionantes ambientais do Estado.

O encontro acontece na semana em que o Ministério Público Federal (MPF) pede a suspensão emergencial das licenças concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para instalação de empreendimentos da Potássio do Brasil na região de Autazes (AM).

De acordo com o MPF as obras ocorrem sobre áreas tradicionais ocupadas pelo povo indígena Mura, das quais as terras estão em processo de demarcação.

Além de sobrepor ao território dos Mura, o empreendimento está ao lado de outras duas terras indígenas: Jauary e a cerca de 6 km da terra indígena Paracuhuba.

O MPF aponta ainda que há grave risco ambiental para a região, uma vez que o projeto prevê a perfuração do solo, com a abertura de grandes túneis em profundidade, sem que todos os estudos tenham sido realizados da forma adequada.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress