Siga nossas redes sociais

Após 15 anos, vítima de erro médico vence ação na justiça do AM e recebe R$ 50 mil

por Clara Toledo Serafini

Novos dirigentes do Tribunal de Justiça do AM tomam posse nesta segunda-feira (2)

Após 15 anos a vitória na justiça. Uma mulher de 51 anos vítima de um erro médico venceu uma ação contra a rede pública estadual de saúde. A decisão foi proferida no início deste mês pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Flávio Pascarelli, relator do processo.

Ela acusava a Fundação Hospital Adriano Jorge por um erro médico realizado em um procedimento cirúrgico.

Em 2008, a paciente realizou uma histerectomia total abdominal, ou seja, a retirada total do útero, devido a presença de tumores benignos na região.

Dois anos depois, ela voltou a sentir fortes dores e sangramentos, o que a levou a novos exames.

Em um novo acompanhamento médico outros procedimentos constataram a presença de partes do órgão (que deveria ter sido totalmente retirado).

A mulher buscou a Defensoria Pública do Amazonas a fim de obter reparação pelos transtornos causados e mover uma ação contra suposta negligência médica.

Em uma primeira decisão, o Tribunal de Justiça julgou improcedente o pedido condenatório.

O defensor público Rafael Barbosa explica que Defensoria Pública recorreu na Segunda Instância por entender que o dano narrado e a conduta imputada ao Estado estavam comprovados:

Ainda segundo os autos, no prontuário, o médico responsável pela cirurgia chegou a indicar tanto o tipo de procedimento realizado, como anotou que a operação foi “um sucesso”:

O defensor Rafael Barbosa avalia que os erros cometidos na comunicação com a paciente acabaram lhe concedendo a vitória no caso:

Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo Cível, garantiu a mulher uma indenização por dano moral, no valor de R$ 50 mil.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress