Por: Ricardo Chaves
O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Henrique Pereira, é nomeado como novo diretor do Inpa. A confirmação consta em publicação do Diário Oficial da União do último dia 14 de novembro. A nomeação de Henrique Pereira já estava na mesa do presidente Lula, conforme adiantado pelo repórter de política da BandNews Difusora Ricardo Chaves, no dia 26 de outubro.
O professor, que já aparecia como grande favorito ao cargo, irá comandar o Inpa pelos próximos quatro anos.
O impasse para a nomeação do novo diretor já durava 11 meses, já que o mandato de Antonia Maria Ramos Franco Pereira, tinha terminado em dezembro do ano passado.
Assim como ocorreu em 2018, quando a bióloga Antônia Maria Franco Pereira assumiu o instituto, Henrique Pereira também deverá escolher sua equipe de trabalho, que inclui desde diretor (a) substituto (a) a coordenadores.
A pesquisadora Sonia Alfaia, deverá ser a diretora substituta, uma espécie de vice. Ela é servidora de carreira do Inpa há mais de 34 anos.
A demora da nomeação de um novo diretor era acompanhado com apreensão por cientistas. Desde o início do ano há disputas nos bastidores entre aliados do PT por indicações políticas em alguns órgãos. Além disso, o processo de busca para um novo diretor dividiu cientistas e pesquisadores do país.
Quatro cientistas colocaram o nome à disposição do Comitê de Busca. O comitê foi coordenado pelo professor da Ufam Eron Bezerra e teve a participação de cientistas de todo o país.
O comitê encaminhou para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, no fim de agosto a lista tríplice.
Além de Henrique Pereira se inscreveram no processo: Bruce Rider Forsberg (pesquisador aposentado do Inpa), Carlos Cleomir de Souza Pinheiro (pesquisador do Inpa) e Marina Anciães (pesquisadora do Inpa).